quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Machado de Assis

Nesse ano comemoramos o centenário de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros. Para saber um pouquinho mais sobre ele, assista aos vídeos abaixo e depois leia a crônica que se segue. Para saber mais sobre esse gênio da literatura brasileira, acesse o link http://www.machadodeassis.org.br/
Deixem seu comentários, suas impressões e o que vocês aprenderam sobre Machado de Assis.





Veja agora o "livroclip" do conto "A Cartomante", de Machado de Assis



Agora, leia o conto na íntegra em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf

3 comentários:

felipe disse...

eu acho que foi uma pessoa admiravel por que ter chegado até onde ele chegou não foi nada facil, mesmo que ele não tinha recursos para estudar mas com esforço e com sua própia vontade de aprender conseguiu se superar, até se tornar o escritor mais importante do brasil. é um exemplo a seguir.

unb-peppfol

Margarita Gutierrez disse...

Eu achei também muito interessante a vida de Machado de Assis.Ele foi capaz de vencer todas as dificuldades ligadas a seu origem mestiço, a morte temprana de sua mãe, a falta dos recursos e conseguiu com seu talento o reconhecimento e a estima de seus colegas escritores e de seus inúmeros leitores.
Eu visitei na Biblioteca da UnB a exposição das edições antigas e esquisitas das obras dele. A pessoa que me acompanhou na visita me falou da meticulosidade e preocupação que o escritor sempre teve com a edição de suas obras,eu vi um livro que tinha uma pequena correição feita por Machado mesmo.
Achei também o conto A Cartomante muito bem escrito. A historia é simples e quasi banal mas ela é desenvolvida magistralmente até o inesperado final que não é somente o fim do amor e da vida dos namorados, a bela Rita e o jovem Camilo mas também de uma antiga amizade.

Margarita G.
Peppfol/UnB

LUIS disse...

luis.guio@hotmail.com

Joaquim Maria Machado de Assis foi um poeta, cronista, jornalista, e escritor nacional Brasileiro, reconhecido pelo povo como os grandes, tristemente estou sempre sucede lego da morte dos personagens. A gente que gosta e estuda a obra do escritor Machado de Assis falam que foi Filho de um operário mestiço de negro e português, e agora o maior escritor do país e um mestre da língua.
Em seus livros como os velhos navegantes deja e alma da nacionalidade intimam e genuína da cultura dos brasileiros, atitude generosa que percebem os leitores.
A obra de Machado de Assis, ou Machadinha, como e chamada, será cada vez mais lida pelo povo brasileiro e ficara ate torna-se como um porto escrito na memória de sua terra.
Na pesquisa encontrei as seqüentes informações:

Aos 16 anos, publica o poema "Ela", Com 17 anos, começa a escrever hoje consideradas suas melhores crônicas, Desencantos, 1861 e Tu, só tu, em 1881, Publica puro amor, Memórias Póstumas de Brás, e publica Papéis Avulsos em 1882, Histórias sem data (1884), Vária Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1889), e Relíquias da casa velha (1906).
No dia 28 de janeiro de 1897, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908.
Outros dados encontrados são:
Dizem os críticos que Machado era "urbano, aristocrata, cosmopolita, reservado e cínico, ignorou questões sociais como a independência do Brasil e a abolição da escravatura. Passou ao longe do nacionalismo, tendo ambientado suas histórias sempre no Rio, como se não houvesse outro lugar. ... A galeria de tipos e personagens que criou revela o autor como um mestre da observação psicológica. ... Sua obra divide-se em duas fases, uma romântica e outra parnasiano-realista, quando desenvolveu inconfundível estilo desiludido, sarcástico e amargo. O domínio da linguagem é sutil e o estilo é preciso, reticente. O humor pessimista e a complexidade do pensamento, além da desconfiança na razão (no seu sentido cartesiano e iluminista), fazem com que se afaste de seus contemporâneos."
Aluno. LUIS ERBIN GUIO CORTES