terça-feira, 11 de novembro de 2008

Conhecendo sobre a musicalidade do Brasil 1- Bossa Nova

O que é 'Bossa'? Porque 'Bossa Nova'? Onde, quando e como tudo começou?

A palavra 'bossa' era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos cinqüenta , significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha 'bossa'. Se o Ricardo desenhava bem, dizia-se que tinha 'bossa de arquiteto'. Se o Paulo escrevia, redigia bem, tinha 'bossa de jornalista'. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo. Sim, mas o quê era julgado superado e velho, na música popular brasileira? 'Tudo', dizia a mocidade bronzeada de Copacabana.

A tristeza e melancolia das letras, a repetição dos ritmos 'abolerados' e dos 'sambas-canção'; era tudo a mesma coisa, não obstante os grandes cantores da época: Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Carlos Galhardo. Lindas valsas e serestas? Sim, e daí? Daí é que algo tinha de ser feito.
Diferentes harmonias, poesias mais simples, novos ritmos. - Ritmo é batida, como do relógio, do pulso, do coração- E Bossa Nova é batida diferente do violão, poesia diferente das letras, cantores diferentes dos mestres. A Bossa Nova não seria melhor nem pior. Seria completamente diferente de tudo, mais intimista, mais refinada, mais alegre, otimista. Diferente. Não começou especificamente num lugar, numa rua, num evento, num Festival. A rigor, ela não é nem um gênero musical. É o tratamento que se dá a uma música, em termos de 'batida' e de ritmo.
O primeiro grande marco inicial da Bossa Nova aconteceu em primeiro de março de 1958,quando João Gilberto cantou, com a batida de violão diferente, 'Chega de Saudade', posteriormente gravada por Eliseth Cardoso, no disco 'Canção do amor demais'. Em 1956, ninguém falava em Bossa Nova, mas o apartamento onde morava Nara Leão, no Edifício Palácio Champs Elysée, em frente ao Posto 4, já era ponto de reunião dos rapazes bronzeados de Copacabana: Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Boscoli e outros. Não se compunham músicas ali. Ouviam-se. E trocavam idéias.
Só no ano seguinte, em 1957, João Gilberto chegou ao Rio e, certa noite, foi à casa de Roberto Menescal, na Galeria do mesmo nome, em Copacabana. E aconteceu o grande encontro: O ritmo encontrou a música e a poesia.

Veja abaixo um histórico resumido sobre a Bossa Nova:

Bossa Nova - Parte 1




Bossa Nova - Parte 2





Para saber mais:
http://www.bossaevernova.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova

Escreva, agora, qual o tipo de música brasileira você conhecia antes de chegar no Brasil? O que você mais aprecia na nossa música?

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito. Gostaria de citá-lo no meu podcast, posso?

Um abraço,
Rodrigo.

Anônimo disse...

A bossa nova é a primeira música que eu conheci do Brasil e eu gosto muito dela. No Chile, o Brasil sempre foi associado a uma idea de vida agradável,relaxada perto do mar,ensolarada, fazendo a festa o tempo todo, um estereótipo tal vez;o carnaval e a samba faziam parte certamente desse estereótipo também. Mas, na mia generacao, nos estudamos, dancamos e namoramos escutando o ritmo cadenciado das cancoes románticas de Joao Gilberto, que nos faziam sonhar com uma vida diferente e exótica.

felipe disse...

A unica coisa que eu tinha escutado sobre música brasileira lá na colômbia era samba por causa do carnaval no Rio de Janeiro. Já depois que cheguei ao Brasil soube que a samba não era o uico ritmo que tinha, sinão que tinha muitos outros que eu desconhecia totalmente como a Bossa Nova que foi toda uma revolucão musical não só no Brasil sinão também no mundo inteiro , e como ía me esquecer do ritmo que na minha opinião é o melhor: o forro, nossa, como é de bom dançar forro..

peppfol-unb

Anônimo disse...

Eu não conhecia nada da musica brasileira. Ok, agora estou lembrando que eu conhecia a samba. Todos acham que é quase a única musica do Brasil. Eu não conhecia bossa nova e realmente não gosto muito dela mas em gostos se quebram gêneros . Acho que a bossa nova é parecida com a musica jazz somente que tem algumas diferenças. É como um primo do jazz. Agora que estou morando no Brasil, gosto muito de algumas musicas brasileiras. Em especial gosto de forro e de pagode porque são musicas para dançar, mas normalmente escuto outro tipo de musica no dia. Eu acho que em geral, os ritmos brasileiros são distintivos porque a língua tem protegido-os de misturar se com outros ritmos.